segunda-feira, fevereiro 21, 2022

Se EU

Se eu não estivesse cá amanhã, o Sol ia continuar a aquecer os campos e abrir as flores.

Se eu amanhã não acordasse, os carros não iam deixar de correr para as cidades e as escolas tocar para os seus alunos entrarem.

Se os meus olhos não abrissem as pálpebras de manhã, as torradas iriam ser feitas, mais ou menos morenas nas casas das redondezas.

Se eu não tomasse o duche matinal, vocês acabariam por encontrar o meu colo num aconchego da noite.

Se...

Se eu não lançar o meu livro, não é assim tanta a diferença de pessoas que o deixam de ler.

Se eu não te paginar o livro, outro alguém o fará, quem sabe mais rápido e melhor.

Se...

O que sei é que não consigo sair daqui. Hoje. Ontem. Anteontem. E tento, ah! Se tento!

Mas "não posso parar assim", "não posso deixar de estar, de ir, de fazer". 

Se....

Se eu conseguisse!...

Se eu pudesse!...

Se eu soubesse como!...

Se vocês imaginassem!...

Se...

Se eu não estiver cá, a Lua continua a iluminar o mar para o Sol saber o caminho até casa.


Liliana Lima